segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gabarito da P1 - 7º ano

Questão 01
Sobre o fim do Império Brasileiro marque 1 para questão militar; 2 para questão religiosa; 3 para questão abolicionista. (vale 1,5 ponto)

( 1) Questões salariais, ideológicas e políticas
(3 ) Migração européia
(2 ) Vínculo entre monarquia e igreja
(3 ) Perda de apoio dos latifundiários
(1 ) Golpe de estado
( 2) Prisão aos que perseguiram os maçons

Questão 02
O dia 15 de novembro de 1889 marcou o fim do império e o inicio da república no Brasil. Houve uma transformação significativa. Conforme as características de cada sistema de governo, assinale R para república ou M para monarquia. (vale 1,0 ponto)
a. ( M) Governo vitalício
b. (M ) Poder hereditário
c. ( R) Cargos políticos eletivos
d. (R ) Sistema representativo
e. ( M) Pouca representatividade da população no poder

Questão 03
A 15 de novembro de 1889, a monarquia era derrubada por um golpe militar, proclamando-se a república. Assinale a alternativa que sinalizava os fatores que contribuíram para esse fato: (vale 1,0 ponto)

a.( ) Falhas no sistema de parceria e em outras iniciativas para ampliar a imigração e o trabalho livre.
b.( ) Interesses de fazendeiros do oeste paulista, das classes médias urbanas e de setores militares, que se aliaram em oposição ao arcaico centralismo monárquico.
c.( X) Os conflitos entre governo monárquico e clero católico, com sérias repercussões sociais, que culminaram na adesão da Igreja ao golpe.
d.( ) A mal sucedida campanha da Guerra do Paraguai e o conseqüente declínio de prestígio dos militares ao retornarem ao país.
e.( ) As grandes mudanças sociais realizadas pelo governo monárquico, inserindo índios e escravos na vida política. Isso perturbou a estabilidade tradicional do governo imperial e provocou a reação das elites.

Questão 04
Proclamada a república, na mesma noite de 15 de novembro de 1889 formou-se o Governo Provisório, com o Marechal Deodoro no poder. O Governo Provisório, assim formado, decretou o regime republicano e federalista e a transformação das antigas províncias em "estados" da federação. O Império do Brasil passou a ser chamado, então, de República dos Estados Unidos do Brasil. Mesmo sendo provisório, o presidente da República adotou uma série de medidas que julgou necessárias para o país.
Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: (vale 1,0 ponto)

a.( V) Expulsão da Família Real do Brasil.
b.(V ) Criação do registro de nascimento e instituição do casamento civil.
c.( V) Separação entre Estado e Igreja.
d.( V) Criação do Congresso Nacional, órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções legislativa e fiscalizatória do Estado Brasileiro.
e.(V ) Naturalização de todos os estrangeiros residentes no Brasil.

Questão 05
Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul. Durante o governo de Floriano Peixoto houve uma remodelação dos quadros governamentais, com a deposição de todos os políticos próximos à figura de Deodoro da Fonseca. Essa mesma ação política foi estendida à esfera estadual, onde os governadores “pró-Deodoro” foram substituídos por representantes simpáticos ao novo governo.
O texto descreve um importante acontecimento ocorrido entre 1893 e 1895 que custou a vida de milhares de pessoas. Identifique-o e assinale: (vale 1,0 ponto)

a. ( ) Revolta de Juazeiro
b. ( ) Revolta da Chibata
c. ( ) Coluna Prestes
d. ( ) Revolta de Canudos
e. (X ) Revolução Federalista

Questão 06
Assinale V para as afirmativas corretas e F paras as afirmativas falsas: (vale 2,0 pontos)
a.( V) A monarquia brasileira, durante seus 67 anos de existência, assentava-se em três bases, ou seja, três setores da sociedade que a apoiavam: a igreja, o exército e os senhores de escravos.
b.(V ) A guerra de canudos foi um movimento messiânico liderado pelo monge João Maria, que desafiou a Igreja porque as pessoas da região passaram a segui-lo, muitas vezes deixando de obedecer ao padre local e os fazendeiros porque os trabalhadores, extremamente explorados, deixavam as fazendas para morar no Arraial fundado pelo monge.
c.( F) A semelhança entre o cangaço e canudos está relacionada as condições sociais de pobreza e fome , revoltando o povo contras as autoridades republicanas.
d.( V) A revolta da armada foi um descontentamento da Marinha devido ao seu pouco prestígio com os republicanos pois estavam atrelados à Portugal e deste modo, simpatizavam-se com a monarquia. Entre 1891 e 1893 almirantes atacaram o RJ por causa das eleições e do regime de Floriano.

Questão 07
Marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso: (vale 1,0 ponto)
a.( V) O coronel era o chefe político local, normalmente um rico fazendeiro, que exercia grande influência na política local.
b.(V ) As eleições de todos os candidatos dependia do apoio do coronel que indicava em quem as pessoas a ele ligadas deveriam votar.
c.(V ) A política do café com leite era a alternância de um paulista e um mineiro na presidência da república.
Dessa forma o poder ficava nas mãos das oligarquias desses dois estados brasileiros.
d.(V ) O voto de cabresto era aquele controlado pelo coronel, ou seja, o eleitor era conduzido a votar no candidato que o coronel impunha por dois motivos: medo da violência dos capangas do coronel e reconhecimento da sabedoria do coronel.

Questão 08
Sobre as características da república velha, assinale a alternativa incorreta: (vale 1,5 ponto)
a.( ) Governo marcado pelo cultivo de café
b.( ) Voto de cabresto
c.( X) Mão de obra escrava
d.( ) Crescimento da industrialização
e.( ) Coronelismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

História e Cinema

  • A Queda
  • Che
  • Hotel Huanda
  • Menino do Pijama Listrado
  • Mini Série - Anos Rebeldes
  • Quanto vale ou é por quilo?
  • Quase dois irmãos
  • Revolução dos Bichos

Interação