Questão 01
“A descoberta de riquezas minerais no interior do Brasil foi consequência das explorações dos bandeirantes. As entradas e bandeiras eram movimentos de colonização e estabelecimento de rotas. Após o descobrimento do ouro, passaram a ter também caráter exploratório. A consequência principal desse novo tipo de exploração no território brasileiro foi a criação de núcleos econômicos que podem ser chamados de urbanos, pois cresciam em torno do comércio e do artesanato, além das atividades de extração, que eram feitas por escravos africanos”.
(apostila de história – Sistema de Ensino Energia – 6º ano)
Com auxílio do texto e com base nos seus estudos sobre o ciclo da mineração, assinale a alternativa incorreta acerca dos aspectos positivos dessa fase do Brasil colônia:
a.( ) A intensa entrada de imigrantes, que, apesar do seu baixo nível cultural, possibilitaram a ocupação de territórios até então despovoados, notadamente no interior da colônia.
b.( ) A formação dos primeiros núcleos urbanos no interior, embora muito isolados pela falta de comunicações.
c.( ) A intensificação do comércio interno, principalmente da economia pecuarista, alargando as fronteiras econômicas.
d.( x) O deslocamento da sede do governo colonial para a cidade de Vila Rica.
Questão 02
A colonização da América teve importante significado para os países europeus. Assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso para as afirmativas relacionadas à exploração do trabalho nas colônias.
a.(v ) A colonização do território brasileiro se deu inicialmente no litoral. A ocupação do interior não foi preocupação imediata devido a necessidade de garantir a defesa da colônia e facilitar o escoamento dos produtos para Portugal.
b.(f ) A empresa colonial européia visava produzir riquezas nas colônias e transferi-las para as metrópoles, reforçando os Estados nacionais. Contudo, esta estratégia garantiu diversos benefícios para as áreas coloniais, tanto em termos materiais como civilizatórios e culturais.
c.( v) No Brasil colônia havia a utilização da mão-de-obra escrava conjugada com a de homens livres. No engenho colonial, a produção do açúcar, cuja matéria-prima percorria diferentes estágios, era realizada a partir de um parcelamento do trabalho dos escravos, cabendo aos feitores a função disciplinadora.
d.(f ) A corrida do ouro nas Minas Gerais, que atraiu milhares de portugueses e estrangeiros, utilizava duas formas de extração do metal: as faisqueiras e as lavras. No entanto, ambas concentravam todos os recursos disponíveis na exploração do ouro, pois dependiam também da sorte para encontrá-lo.
e.( f) O senhor de engenho ocupava posição central na família patriarcal e sua autoridade não podia ser discutida nem por sua mulher. Além disso, esses senhores aproximavam-se sexualmente das escravas, o que pode ser entendido como uma manifestação de democracia racial.
f.(v ) Com a mineração desenvolveu-se uma intensificação da escravidão.
g.(v ) Um dos efeitos da mineração foi o surgimento de uma rede urbana considerável nas zonas das minas e o crescimento do tamanho e importância do Rio de Janeiro – porto de abastecimento das minas e saída do ouro, capital colonial desde 1763 e sede da Corte portuguesa desde 1808.
h.( v) A mineração trouxe uma incidência relativamente maior de alforriados nas Minas Gerais do que na Bahia.
i.(v ) Pela força das coisas, em Minas Gerais, os escravos urbanos gozavam de maior liberdade de movimento, em uma sociedade que abria uma gama mais variada de atividades do que a rural aos cativos e libertos, que podiam ser artesãos, vendedores, carregadores, escravos de ganho, escravos alugados para tarefas diversas, etc.
Questão 03
Analise as afirmativas abaixo sobre a formação de arraiais e depois assinale a seqüência correta:
I. Com a notícia da descoberta de ouro e diamantes muitos índios e escravos se mudaram para a região de Minas Gerais e posteriormente para a região de Mato Grosso e Goiás, formando assim grandes quilombos.
II. Além do quinto foram criados outros impostos que favoreciam a colônia pois Portugal deveria pagar pelo transporte de ouro e pela entrada do ouro em outras regiões.
III. A colônia devia pagar 100 arrobas de ouro por ano à Metrópole, além de todos os outros impostos estabelecidos por Portugal.
IV. Eram tantos os impostos que era impossível se controlar o contrabando de ouro no país.
V. O contrabando de ouro em pó ocorria dentro dos santos católicos que eram feitos de madeira e ocos por dentro, daí a expressão Santinho do pau oco.
A seqüência correta das afirmativas é:
a.( ) F V V V F
b.( ) F F V V F
c.( ) F V F V F
d.( x) F F V V V
e.( ) F F F V V
Questão 04
Sobre os arraiais e os impostos criados pela Corte, correlacione a primeira coluna com a segunda:
1. intendência de Minas
2. Faisqueiras
3. Lavras
4. Quinto
5. Casas de Fundição
a.(5 ) O ouro era identificado e só assim podia ser comercializado.
b.(1 ) Órgão que era notificado quando havia descoberta de uma nova jazida.
c.(2 ) Essa atividade consistia basicamente no trabalho de peneirar os resíduos de um rio com grandes peneiras ou bateias.
d.( 4) Imposto que obrigava o pagamento da quinta parte de todo o ouro encontrado no Brasil como tributo a Portugal.
e.( 3) Locais onde se desenvolviam atividades em maior escala para a exploração de encostas de morros ou terrenos de difícil.
Questão 05
Sobre o comércio e o nascimento das cidades, marque v para o que for verdadeiro e f para o que for falso:
a.( f) O comércio entre os arraiais, as vilas e o litoral era realizado de modo rápido, por trilhas que eram verdadeiros atalhos.
b.( v) A criação e uso de animais foi um fator importante para a conexão das cidades pois as pessoas precisavam dos animais para transporte e alimentação.
c.( v) Enquanto a capital da colônia, Salvador, estava em crise pela decadência do ciclo da cana de açúcar, a jovem cidade do Rio de Janeiro prosperava com o comércio, a exportação do ouro e a entrada de produtos vindos da Europa.
d.( v) O rio de Janeiro estava distante das rotas de mineração, mesmo assim, o seu porto era usado para escoamento de ouro para Portugal, gerando grande movimentação na cidade e por consequencia tornando-a capital do país.
e.( f) A mineração serviu para desenvolver o comércio e descentralizar a riqueza, que estava concentrada na região sul, que produzia cana de açúcar e erva mate.
Questão 06
Sobre os diamantes, os tecidos e os impostos, todas as alternativas estão corretas, exceto:
a.( ) Os diamantes foram descobertos em Minas Gerais no começo do século XVIII, sua fiscalização foi extrema, pois por serem pequenos e bastante valiosos, podiam ser facilmente contrabandeados.
b.( ) a agricultura, o artesanato e praticamente todas as atividades não-ligadas à mineração eram terminantemente proibidas.
c.( x) Como os portugeses acreditavam na desvalorização do diamante na Europa as jazidas não foram tão exploradas.
d.( ) Portugal em troca de proteção inglesa assinou um tratado que dizia que a inglaterra seria a fornecedora de produtos texteis e que em contrapartida a inglaterra só compraria vinhos de portugal.
e.( )podemos dizer que por mais que portugal tenha estabelecido diversos impostos sobre o ouro, não foi este país o maior beneficiario desta riqueza, pois a mesma teve como destino a Inglaterra, pois era este o preço da proteção militar inglesa.
Questão 07
Por que o ciclo da mineração entrou em decadência?
A decadência do ciclo da mineração se deu de modo natural: as jazidas se esgotaram. Da mesma forma, Portugal não investiu na tecnologia para a exploração das riquezas. Não aplicou recursos no desenvolvimento de técnicas e equipamentos, e a produção permaneceu num nível muito rudimentar; era perigosa para os escravos que trabalhavam nas minas, além de bastante ineficientes.